Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
19°C
Empresas

Enersul pede reajuste de 19,35% nas contas de luz a partir de abril

10 março 2011 - 22h11Por Redação Douranews, com Assessoria

A diretoria da Enersul apresentou hoje (10) o índice pleiteado para reajuste na conta de luz, que deve entrar em vigor a partir do mês que vem. Segundo boletim divulgado pela assessoria de imprensa da concessionária, está sendo reivindicado aumento médio de 19,35% nas tarifas para Mato Grosso do Sul. A definição sobre o reajuste compete à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e só será anunciada no dia 7 de abril, um dia antes da nova tarifa entrar em vigor.

O boletim informa que esse índice seria o valor total do impacto para o consumidor, uma vez que a partir deste ano acaba o desconto dos valores que eram provenientes do ressarcimento por cobrança irregular, revogada com a revisão tarifária feita em 2003 a partir de ampla mobilização das entidades e da sociedade.

Conforme a Enersul, o reajuste propriamente dito da energia para o consumidor sul-mato-grossense deve ficar em torno de 8,31%, sendo 4,47% relativos ao reajuste da energia comprada, encargos setoriais e transporte de energia; e, 3,84% relativos aos itens gerenciáveis por parte da empresa, como operação, manutenção e ampliação do sistema elétrico e do atendimento.

Inclui-se nessa conta, ainda, 5,77% de componentes financeiros representados pela incorporação de programas oficiais na tarifa, como subsídios para consumidores de baixa renda, geração renovável, irrigação e o programa Luz para Todos, entre outros; e 5,27% que haviam sido incorporados ao reajuste de 2010, contemplando, entre outros itens, a devolução de valores da revisão tarifária de 2003.

Deixe seu Comentário

Leia Também