O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) cumprem hoje (9) mandados de prisão em operação que investiga a ação de venda de CNHs (Carteiras Nacional de Habilitação) em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo. Um suspeito de liderar a quadrilha teria sido detido em Anastácio, na divisa com Aquidauana, segundo informa o G1.
Nesta terça-feira, pelo menos 12 estados do país estão fazendo operações de combte à corrupção. Mais de 150 promotores e 1.300 policiais participam das ações coordenadas pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas, em parceria com diversos órgãos. O objetivo é desmantelar esquemas criminosos cujos desvios de verbas ultrapassam R$ 1,1 bilhão.
Segundo informações do MPE (Ministério Público Estadual), em Mato Grosso do Sul, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão no total, sendo três e Anastácio e os outros em Ivinhema, Nioiaque, Jateí e Sidrolândia, Em Cuiabá/MT, também está sendo cumprido um mandado de prisão.
As investigações começaram há seis meses e, de acordo com MPE, a fraude ultrapassa o montante de R$ 500 mil. Os suspeitos são funcionários de autoescolas e aliciadores nas cidades que tinham a função de cooptar clientes interessados na compra de CNHs ou na aquisição de cursos que permitam a condução de cargas perigosas e de passageiros.