Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Polícia

Operação prende investigados por fraudes no Rio Grande

15 de setembro 2015 - 13h46 Por Redação Douranews
Operação prende investigados por fraudes no Rio Grande

Em operação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (15), foram presos seis suspeitos investigados de participar de esquema de fraudes no processo de licitações e favorecer empresas que realizam concursos públicos municipais.

Os seis mandados de prisão preventiva, além de 19 de busca, ocorreram em Porto Alegre (principal local), Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha na Região Metropolitana), Bento Gonçalves (na Serra) e Jacuizinho (Região Central do estado).

A promotoria ainda não divulgou quais são os processos, nem onde cada suspeito foi preso.

São dez promotores que investigam a fraude, entre eles o promotor criminal Mauro Rochemback. Segundo ele, um grupo de sete empresas, que fazem seleção na área de recursos humanos, combinava preços e estabelecia um rodízio para que uma delas vencesse uma licitação.

Por exemplo, se uma empresa estabelecesse um determinado valor, outras do mesmo grupo e participantes do processo ofereciam valores mais altos para induzir que a primeira empresa saísse vitoriosa.

Pelo menos 40 concursos realizados e que tiveram uma destas empresas concorrendo foram fraudados em prol dos suspeitos. Segundo o MP, os crimes são de fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, conforme o G1.