Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Política

Murilo: Decisão sobre rumo político só em 1º de outubro

29 de maio 2011 - 15h26 Por Carlos Marinho
Murilo: Decisão sobre rumo político só em 1º de outubro
O prefeito Murilo Zauit (DEM) confirmou durante o programa "Hora da Verdade", na rádio Grande FM, que tem recebido assédio de outras agremiações partidárias, mas que está tranquilo pois tem até o dia 1º de outubro para definir seu rumo político.

Ao responder o questionamento sobre a possibilidade de deixar o Democratas e sobre contatos que já teriam sido encaminhados, Murilo brincou dizendo que "a política é que faz com que os cargos públicos sejam preenchidos. Qualquer um que queira ser prefeito de Dourados tem que se filiar a um partido político para disputar a eleição. Não adianta querer ter vontade, querer ficar prefeitando de fora. Tem gente que quer prefeitar Dourados... (risos) .. Sinto isso, né.. fica ali, querendo prefeitar. E as pessoas que queiram contribuir efetivamente, conversando com a gente na prefeitura, é com essas pessoas que nós queremos somar. E a democracia brasileira é desta forma mesmo", disse ele, desviando discretamente do foco da pergunta.

Murilo citou que "a democracia no Brasil dá exemplo para o mundo; o povo vai escolhendo. Se não deu certo vamos tirando, pondo, e aprimorando esse processo".

Sobre as eleições do próximo ano, ele diz: "Eu estou fazendo um mandato tampão de prefeito. Então, ao mesmo tempo em que eu tenho que planejar e administrar, logicamente eu tenho que pensar na parte política. Por quê? Porque meu cargo é político. Tenho companheiros, tem pessoas pelos vários partidos... nós somos 15 partidos, escolhidos justamente o que eu represento hoje. São 15 partidos que caminharam acreditando num novo rumo pra dourados".

Assédios

Murilo disse já ter recebido convites para deixar o Democratas e lembrou que o Partido Social Democrático (PSD) criado pelo prefeito Kassab, em São Paulo. "Kassab foi meu colega na Câmara, Estivemos juntos, somos amigos, e me ligou um dia, quando disse: "Murilo, estou criando um novo partido. E o que você esta pensando?".

O prefeito de Dourados respondeu ao amigo de São Paulo: "Estou pensando em administrar. A hora que eu for pensar politicamente eu vou conversar com você". Para demonstrar que o assédio político continua, Murilo contou que poucos dias depois, recebeu nova ligação de Gilberto Kassab. "Adivinha quem está aqui na minha frente? Aqui no meu gabinete aqui em São Paulo?"

Quem visitava o prefeito paulista era o empresário Antonio João, proprietário do Correio do Estado e segundo Kassab, estava em São Paulo querendo, segundo Kassab, participar do projeto do partido. Murilo elogiou o contato dizendo a Kassabe; "Ótimo. Ele é empresário aqui do nosso estado, foi suplente do senador Delcídio e é uma pessoa que participa ativamente da vida pública aqui do nosso Estado.

Outro partido que vem tentando levar Murilo para suas hostes seria o PSB. Segundo Murilo, além de participar da coligação União por Dourados, que venceu a eleição extemporânea, seu principal líder em MS, o deputad Sérgio Assis, tem mantido contato com o prefeito douradense. Segundo Zauith, a proposta seria "fazer um projeto do PSB, que é o partido que mais tem crescido no país". Em um dos contatos, Sérgio Assis promoveu a conversa entre Murilo Zauith e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que fez propostas : "vamos nos somar, vamos caminhar juntos".,

Porém, retruca Murilo: "Eu estou no Democratas. Eu penso que o partido é importante. Porém, mais importante que o partido, para mim, são as pessoas. Porque ainda, no Brasil, você vota mais nas pessoas do que nos partidos. Então, eu penso que as pessoas que estão somando com a gente na administração; os partidos que foram representados por essas pessoas para que a administração dê certo. É elas que estão fazendo. O partido é representado por essas pessoas. E com essas pessoas que eu tenho que conversar. É com os vereadores que estão lá representando uma Câmara. A Câmara de Vereadores quer hoje uma relação com o prefeito - eles o Poder Legislativo, nós o Poder Executivo, uma relação como tem que ser, cada um cumprindo o seu papel, fazendo o debate, uma relação de respeito, de integridade, e eu posso dizer isso e não admito que ninguém pense diferente. Os vereadores hoje têm uma relação de respeito com o prefeito, com a administração. Cada um com a sua forma de pensar, com a forma de se conduzir com o seu mandato", enfatizou.

Alerta

Nós temos até 1º de outubro para definir o quadro sucessório, ainda mais que está se discutindo em Brasília, e eu penso que é a única reforma eleitoral que vai passar, que não vai mais ter coligação na proporcional.

No momento que não tiver coligação na proporcional, e é preciso explicar para as pessoas o que é isso, pois não é todo mundo que está politizado, está no dia a dia e entende disso. Coligação na proporcional o que é, o partido, cada partido, vai ter que ter o seu time de candidato próprio para vereador. Não vai poder se juntar em coligação pra somar partidos, pra eleger um vereador. Vai acabar isso. Então, cada partido vai ter que ter, por exemplo, e a Câmara tem que votar até o dia 1º de outubro; A Lei Federal foi aprovada, permite que Dourados passe a ter até 21 vereadores. E a Câmara tem que votar isso até o dia 1º de outubro. Porque ela vai ter que dizer como vai ser composta a nova Câmara que vai ser eleita o ano que vem. Se passar aí, 19, 20 ou 21, você imagina, cada partido quantos candidatos a vereador eles vão poder ter. que são duas vezes o número de cadeiras. Não é isso? Se eu não me engano.

Então você põe aí, são vinte vereadores que vão preencher as vagas lá, Então cada partido vai poder ter 40 candidatos. Só nós fizemos uma coligação de 15 vereadores. Então eu calculo que no ano que vem nós tenhamos em torno de 1000 candidatos a vereador aqui em Dourados. Então, são o que, 600 candidatos a. E isso tem que ser conversado, tem que ver o projeto, caminhar junto, quem não vai, quem acha, ah eu não vou com a cara do Murilo, eu vou ter meu projeto, vai ter essa discussão, isso faz parte da democracia. Pode ser contra, ser a favor, dentro da democracia. Só não pode dizer que nós não estamos zelando pelo dinheiro público, isso eu nunca vou aceitar falar isso da administração. O resto, falar que tem buraco, pode falar. Que é contra, mas quem é a favor vai falar, já tapou muito buraco. Então, eu ouço os dois lados, mas tem que ter respeito pela administração. Só quero isso – respeito à adminstração. Que nós estamos fazendo um trabalho sério e não podemos permitir que alguém duvide do trabalho que nós estamos fazendo na administração. Então, a parte política, eu disse pra você, nós vamos tratar da parte política mas nós temos até 1º de outubro para tratar desse assunto. Então, por enquanto eu estou focado, em colocar e arrumar Dourados no rumo certo.