A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados está realizando hoje (3) audiência pública com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Ele presta esclarecimentos sobre o pagamento de precatório à empresa Caramuru Alimentos e sobre o motivo de exoneração do ex-dirigente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) Oscar Jucá Neto. O depoimento foi solicitado pelo próprio ministro e em requerimento apresentado pelo deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR).
Demitido da direção da Conab depois de ser acusado de autorizar um pagamento para uma suposta empresa de fachada, Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), denunciou esquema de corrupção e desvio de recursos na companhia estatal. Em entrevista à revista Veja, Jucá Neto disse que na Conab "só tem bandido" e acusou o ministro da Agricultura de envolvimento em irregularidades, embora tenha admitido não ter como provar.
O líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), manifestou há pouco apoio ao ministro, que foi indicado pelo partido. Ele destacou que, já no sábado, quando a reportagem foi publicada, Rossi divulgou nota prestando esclarecimentos. "Confiamos integralmente no ministro, na sua história e no seu presente", disse Alves.