Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Política

PSD aguarda registro para iniciar processo de filiações

04 de agosto 2011 - 16h33 Por Redação Douranews, com Assessoria
PSD aguarda registro para iniciar processo de filiações
O Partido Social Democrata (PSD) já está legalizado na Justiça Eleitoral de Dourados e aguarda o registro definitivo para iniciar o processo de filiação partidária. No Estado a legenda já está presente em vários municípios. Sob o comando do empresário e jornalista Antonio João Hugo Rodrigues (grupo Correio do Estado), o partido tem Adilson Trindade como vice-presidente e João Carlos da Silva como secretário-geral.

Em Dourados a legenda efetivou sua comissão provisória no dia 1º de agosto, que tem como presidente municipal o advogado Afeife Mohamad Hajj, 1º vice-presidente José Held Dourado Braga, 2º vice-presidente Romualdo Cogo Dal Maso, e secretário-geral José Tibiriçá Martins Ferreira. Como vogal o partido tem Áureo Rodrigues dos Santos.

O presidente municipal Afeife Mohamad Hajj acredita que até 20 de agosto a justiça deve conceder o registro do PSD Dourados. “A partir daí é que vamos estruturar a nossa legenda. Iremos promover filiações visando as eleições municipais de 2012”, disse ele.

A executiva municipal ainda não decidiu se a legenda irá lançar candidato a prefeito. “Esse é um assunto que vamos discutir mais pra frente”, comentou o secretário-geral José Tibiriçá. O desafio do partido em Dourados é a de filiar militantes que tenham ficha limpa, sem processo criminal. “Esses requisitos são importantes para a nossa legenda. Não iremos permitir que pessoas de má índole entrem para o PSD”, afirmou Afeife Mohamad.

Ele argumentou que a legenda municipal não está preocupada com a quantidade de militância e sim com qualidade. “Quando abrirmos o processo de filiação não vamos se preocupar em ter um grande número de correligionários. “Defendemos com ênfase a qualidade dessas pessoas, para somar ao nosso partido”, reiterou o presidente da executiva de Dourados.

Informações para aderir à militância do PSD de Dourados podem ser obtidas pelos telefones 3421-6061 e 3421-2438, com Afeife ou José Tibiriçá.

Histórico – Embora o PSD foi criado recentemente pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o advogado José Tibiriçá relata que em Dourados uma legenda com a mesma sigla nasceu em oito de setembro de 1954, no distrito de Picadinha. Ele tem a ata de criação do partido, chamado na época de Partido Social Democrático.

O documento era do pai dele, Abílio Ferreira, um dos dirigentes locais daquele período. De acordo com Tibiriçá, o partido foi fundado pelo ex-deputado federal Weimar Gonçalves Torres. No país o PSD foi extinto pelo Ato Constitucional AI5, durante a ditadura militar.