Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Política

Senado debate o Sisfron em Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande

31 de outubro 2013 - 19h35 Por Redação Douranews
Senado debate o Sisfron em Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado vai promover, dias 7 e 8 de novembro, um Ciclo de Debates sobre o Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras) em Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande. O autor do pedido para realização do evento é o senador Delcídio do Amaral (PT/MS).

“O Sisfron é um dos programas mais importantes já desenvolvidos pelo nosso país no setor da segurança pública. E todos nós sabemos da vulnerabilidade das nossas fronteiras. Ele vai fortalecer a prevenção e o combate ao contrabando, ao tráfico de drogas e de armas e aos demais atos ilícitos cometidos nessas regiões”, informou o senador.

De acordo com Delcídio, o objetivo dos debates é mostrar para a população a importância do projeto e buscar o envolvimento dos órgãos públicos e entidades privadas do estado e dos municípios.

O Sisfron é um programa de defesa da soberania nacional, que pretende envolver a Policia Federal, as Policias Rodoviárias Federal e Estadual, o DOF, a PM e a Polícia Civil, e prevê a utilização de tecnologias novas, entre elas os Vants (veículos aéreos não tripulados) que vão monitorar as fronteiras, e, inclusive, assumir atitude de repressão ao crime. “Ele é prioritário para Mato Grosso do Sul, escolhido pelo governo federal para receber o projeto piloto. Mas tem que vir junto com políticas públicas de desenvolvimento econômico e social para dar novas perspectivas a quem vive na região”, acredita o senador.

Debates

O ciclo de debates terá como tema "A vigilância e a proteção das fronteiras terrestres brasileiras” e contará com a participação dos generais Antonino dos Santos Guerra Neto, comandante do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, João Roberto de Oliveira, gerente do Sisfron, João Francisco Ferreira, comandante do Comando Militar do Oeste, Lourival Carvalho Silva, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados e Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, sediada em Corumbá.

Também está confirmada a participação do empresario Marcus Tollendal, presidente da Savis Tecnologia e Sistemas S.A.(empresa que venceu a concorrência feita pelo governo para implantar o projeto).