A presidente Dilma Rousseff vai substituir a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, disse nesta quinta-feira (30) uma fonte do Palácio do Planalto. A mudança na Comunicação Social, que deve ocorrer nos próximos dias, tem a ver com o novo perfil que a pasta terá durante a campanha de reeleição de Dilma, afirmou a fonte, “sob condição de anonimato a fonte, sem dar mais detalhes”, segundo descreve reportagem do Terra.
Traumann chegou ao governo como assessor do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci, que deixou o cargo nos primeiros seis meses da gestão Dilma após ter sido alvo de denúncias. Desde então, assumiu o cargo de porta-voz e ganhou a confiança da presidente. Ele já vinha desde o ano passado comandando as ações da presidente nas redes sociais.
Dilma vai promover nas próximas semanas mudanças no primeiro escalão com a troca de ao menos 10 ministros. Muitos deles deixarão os cargos para disputar as eleições. As primeiras alterações devem confirmar o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para a Casa Civil, e Arthur Chioro para a pasta da Saúde.
Mercadante assume a Casa Civil segunda-feira (3 de fevereiro) no lugar de Gleisi Hoffmann, que retomará o mandato de senadora e disputará o governo do Paraná. Ele já fez reuniões com outros integrantes do governo dando orientações como novo chefe da Casa Civil, segundo fontes.
O indicado para a Saúde também deve assumir nos próximos dias, segundo a fonte, e já viajou com a presidente para Cuba e lá foi apresentado por ela como novo ministro. Chioro assume no lugar de Alexandre Padilha, que disputará o governo de São Paulo.
A presidente também aproveitará as mudanças para ampliar a aliança partidária na campanha de reeleição. Para isso, deve incluir novos partidos aliados no ministério, garantindo o apoio formal dessas legendas e, com isso, mais tempo para a campanha na televisão e no rádio.