Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Política

Prefeito pode ser punido com perda de mandato e até prisão

04 de fevereiro 2016 - 18h06 Por Kleber Clajus/Douranews
Prefeito pode ser punido com perda de mandato e até prisão Relatório deveria ser publicado em janeiro — Bruno Henrique

A ausência da publicação de relatório orçamentário do último quadrimestre pode levar o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), à prisão ou a perda de mandato. Isso porque prazo, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, se encerrou no fim de janeiro.

Documentos relativos a receitas e despesas têm que ser divulgados “até trinta dias após o encerramento do semestre”. Fato que ainda não ocorreu. As penalidades, neste caso, recaem sobre o prefeito municipal, que pode ser preso de 3 meses a 3 anos, além de perder o mandato. 

Para o município, fica o prejuízo de não poder contratar operações de crédito, com exceção de refinanciamento da dívida mobiliária. Transferências voluntárias também ficam proibidas, sendo mantidos apenas os repasses para educação, saúde e assistência social.

O secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Disney Fernandes, admitiu o atraso e pontuou que a regularização deve ocorrer até sexta-feira (5).

Bernal justificou que o prazo foi excedido por conta do “fechamento de compras e processo de ajustes contábeis”. No relatório de gestão fiscal, constarão dados do último quadrimestre de 2015.