Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Política

Alan Guedes é mantido presidente da Comissão de Justiça

16 de fevereiro 2016 - 11h34 Por Redação Douranews
Alan Guedes é mantido presidente da Comissão de Justiça

A Câmara de Dourados tem dedicado especial atenção ao trabalho das comissões permanentes. Na primeira sessão legislativa de 2016, todas as comissões tiveram sua composição referendada pelo Plenário, e o vereador Alan Guedes (DEM) foi reconduzido à presidência da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final.

As comissões são temáticas e têm o trabalho voltado para questões específicas. No caso da Comissão de Justiça, todos os projetos de leis devem receber a chancela dos membros, que observam os critérios de constitucionalidade e respeito à LOM (a Lei Orgânica do Município). Um parecer contrário da comissão impede a tramitação de qualquer projeto de lei na casa.

No ano de 2015 a Comissão de Justiça, que tem como membros, além de Alan Guedes, os vereadores Raphael Matos (PTB) e Maurício Lemes (PSB), realizou 45 reuniões em que foram analisados mais de 300 projetos, entre emendas à LOM, leis ordinárias e complementares e decretos legislativos.

Para Alan Guedes, o papel das comissões é indispensável para o bom funcionamento do Poder Legislativo. “As comissões são fundamentais para o bom andamento do processo legislativo. Aqui em Dourados a Câmara trabalha dando especial atenção a elas. Eu, inclusive, tive a oportunidade de dividir a experiência que realizamos aqui com vereadores de todo o Mato Grosso do Sul em um Congresso no ano passado. A Comissão de Justiça reúne-se ordinariamente todas as semanas, as pautas são bastante extensas e o trabalho realizado com bastante dedicação”, diz.

Além da Comissão de Justiça, Guedes também é membro titular das Comissões de Orçamento e Finanças, Meio Ambiente, Controle e Eficácia Legislativa e Juventude. Como membro da Comissão de Meio Ambiente foi um dos propositores da audiência pública que discutiu os lixões clandestinos na cidade de Dourados, em novembro – ação essa que ainda terá outros desdobramentos em 2016. Com assessoria