Segundo informações da Agência Brasil, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) protocolou na segunda-feira (28) na Câmara dos Deputados pelo presidente da entidade, Cláudio Lamachia, o pedido de impeachment da presidente Dilma.
O Salão Verde da Câmara transformou-se em palco de manifestações contrárias e favoráveis ao impeachment da presidente. Advogados e manifestantes contrários ao pedido gritavam o que já se vem ouvindo há dias: “não vai ter golpe”.
O Conselho Federal da OAB decidiu apresentar um novo pedido de impeachment, incluindo a delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O posicionamento da entidade causou reação de inúmeros membros da Ordem e de juristas, que divulgaram um manifesto pedindo à instituição que faça uma ampla e direta consulta a seus filiados sobre a entrega do documento.
O manifesto classifica a proposta da OAB de "erro brutal" e diz que "essa decisão, por sua gravidade e consequências, que lembra o erro cometido pela Ordem em 1964, jamais poderia haver sido tomada sem uma ampla consulta aos advogados brasileiros".