A PF (Polícia Federal) realiza nesta terça-feira (10), em conjunto com técnicos da CGU (Controladoria Geral da União) e da Receita Federal, a 2ª fase da Operação Lama Asfáltica, denominada ‘Fazendas de Lama’. Mandados estão sendo cumpridos em Campo Grande e Rio Negro, em Mato Grosso do Sul, além de Curitiba e Maringá, no Paraná e Presidente Prudente e Tanabi, em São Paulo.
Segundo a PF, os alvos são investigados por suspeita de envolvimento em corrupção em obras públicas. Os contratos sob investigação envolvem mais de R$ 2 bilhões, conforme publicou o G1. Ainda no começo da manhã, policiais federais já tinham ido ao apartamento do ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), onde ficaram por aproximadamente 2 horas e saíram com malotes.
Também foram visitadas as casas do empresário João Amorim e do ex-secretário de obras de Mato Grosso do Sul, Edson Giroto, e na residência da secretária de Amorim, Elza Amaral, todos em Campo Grande, e que já haviam sido alvos da primeira fase da operação. Elza e Amorim chegaram à Superintendência da PF, na capital sul-mato-grossense, em viaturas. Policiais desceram no local com malotes.
Conforme a PF, o objetivo desta etapa da operação Lama Asfáltica é cumprir 28 mandados de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 24 mandados de sequestro de bens de investigados. Participam da ação 201 policiais federais, 28 da Controladoria Geral da União e 44 da Receita Federal.