Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
TESTE

Urnas são escolhidas para o voto auditado

Tribunal define monitoramento de segurança na eleição

01 de outubro 2022 - 17h02 Por Redação Douranews
Urnas são escolhidas para o voto auditado pesquisas

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realizou no sábado (1) o sorteio das 23 urnas que passarão por auditoria nas eleições deste domingo (2) no Estado. Do total, 18 urnas passarão por auditoria convencional, duas serão destinadas à realização do teste de integridade com uso de biometria e três serão auditadas diretamente na seção eleitoral.

O teste de integridade, que é acompanhado por empresa de auditoria externa, consiste em uma espécie de batimento cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado no equipamento.

Ele simula, em ambiente controlado, o procedimento normal de uma votação na seção eleitoral, com a participação de servidoras e servidores dos tribunais regionais, e de outros órgãos do Poder Judiciário e também do Ministério Público, além de representantes de diversas entidades fiscalizadoras.

Basicamente, o Teste de Integridade serve para comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica, comparando o resultado da votação em cédulas de papel e os resultados obtidos no Boletim de Urna, ao final da simulação.