Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
TENSÃO

Gleice diz que Marco Temporal acirra conflitos

Deputada condena aprovação de projeto

07 de junho 2023 - 11h42 Por Redação Douranews
Gleice diz que Marco Temporal acirra conflitos Gleice recebe manifesto de liderança contra o projeto — Divulgação

A deputada Gleice Jane (PT) usou a tribuna da Assembleia para declarar sua posição contra o Projeto de Lei (PL) 490 de 2007, conhecido como PL do Marco Temporal, aprovado pela Câmara Federal. Para ela, a aprovação da proposta só acirra os conflitos por terras em Mato Grosso do Sul.   

“É um projeto que cria tensões em torno das pautas indígenas e dos conflitos agrários no País. Na visão dos movimentos sociais é o mesmo que rasgar a Constituição e retirar os direitos das comunidades indígenas”, disse a deputada.

Gleice ressaltou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sempre esteve ao lado de ações que promovam a paz no campo, como a Indicação, enviada à Câmara Federal, pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 132/2015, a qual prevê indenização para produtores rurais prejudicados pela declaração de áreas como indígenas. 

“Hoje, escutei de uma mulher terena que está disposta a morrer por esta luta. E não é uma fala isolada, todos os índios estão unidos pela demarcação de suas terras. É preciso retomar os estudos de territórios indígenas, que em Mato Grosso do Sul não chega a 3% do território. Se aprovarmos o PL 490, teremos sangue indígenas em nossos produtos, fato que poderá nos custar sanções econômicas internacionais”, falou Gleice.