Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
ELEIÇÕES 2024

Partidos fazem convenções para definir candidatos a partir de sábado

Na Capital, escolhas começam a ser agendadas até o dia 5 de agosto

15 de julho 2024 - 14h40 Por Redação Douranews
Partidos fazem convenções para definir candidatos a partir de sábado Partidos terão até o dia 15 para registrar os nomes escolhidos — Divulgação

Momento decisivo para as eleições marcadas para outubro, as convenções partidárias estão liberadas pela Justiça Eleitoral a partir de sábado (20). Nessas reuniões de filiados serão escolhidos oficialmente os candidatos aos cargos de vereador e prefeito e a forma de participação no processo, seja com chapa própria, em coligações ou pelo sistema de federações.

A maioria dos partidos já anunciou as datas das convenções na capital do Estado, única cidade de Mato Grosso do Sul em que as eleições serão realizadas em dois turnos para a escolha do próximo prefeito.

A primeira convenção oficializada em Campo Grande será a do PT (Partido dos Trabalhadores), marcada para o dia 20, primeiro dia permitido pelas regras das Eleições 29024. A agenda do partido, que tentará a eleição da deputada federal Camila Jara para prefeita, já tem outro evento com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no dia 3 de agosto, quando aí sim deverá ser homologada a chapa.

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e o Cidadania, que entram nas eleições em federação, ainda não marcaram data, mas pretendem realizar a convenção na semana que vem. Eles buscam a eleição do deputado federal Humberto Pereira, o Beto Pereira para prefeito.

O União Brasil, que tem como pré-candidata Rose Modesto para prefeita, também não tem data marcada, mas a previsão é para o dia 3 de agosto, antevéspera do prazo final perrmitido pela legislação, que vence dia 5 do mês que vem.

O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) fará convenção no dia 24, às 8 horas, na sede do partido, no bairro no Carandá Bosque. No dia 27 acontece a convenção do PSB, que reunirá os membros do partido a partir das 9 horas na Câmara Municipal. Ambos [MDB e PSB] apoiam a eleição de Beto Pereira.

Unidos para tentar a reeleição da prefeita Adriane Lopes (PP), o PP (Partido Progressistas) e o Avante devem fazer a convenção no mesmo dia e local, mas serão independentes. A data será definida nos próximos dias.

Depois disso, os partidos terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes homologados na Justiça Eleitoral.