Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
educação

Tiago diz que principal proposta é o piso de 20 horas

Candidato do PT quer criar programa para prevenir doenças

20 de setembro 2024 - 07h46 Por Redação Douranews
Tiago diz que principal proposta é o piso de 20 horas Tiago Botelho detalha metas para a Educação — Divulgação

O candidato à prefeitura de Dourados pelo PT, Tiago Botelho, defende como principal proposta para o que chama de ‘revolução na Educação’ o pagamento do piso salarial de 20h dos trabalhadores, valorizando também o quadro de apoio com mecanismos de progressão funcional e salarial. 

Tiago cita a experiência do candidato a vice, o ex-prefeito Laerte Tetila, que comandou a prefeitura por oito anos e foi considerado um dos melhores prefeitos de Dourados, sendo referência na área da Educação para o país inteiro. “Querermos realizar novos concursos e garantir o número adequado de profissionais nas escolas”, disse o candidato. 

Ele também destacou que é preciso manter a regularidade de realização de concursos públicos, especialmente na Educação, estabelecendo um plano de recomposição de quadros principalmente para as escolas indígenas e do campo. “Nosso plano de governo propõe um programa de prevenção e combate ao adoecimento dos profissionais da Educação, tão importantes para uma sociedade”. 

Além disso, o programa de governo de Tiago e Tetila inclui o desenvolvimento de processos de formação continuada de diretores, coordenadores, professores e técnicos administrativos das escolas da rede municipal, atendendo a demanda de toda a comunidade escolar. “Queremos possibilitar espaços e tempos de formação coletivos e específicos por níveis de ensino e áreas de atuação, envolvendo-os também com suas experiências e práticas nesses processos de formação”. 

O programa traz ainda a necessidade de criação de espaços formativos para a troca de experiências pedagógicas entre as escolas da rede, com foco na formação de trabalhadores em educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva e Educação para a diversidade. “Defendemos uma educação emancipatória, laica, crítica e transformadora. A escola deve ter espaço de debate livre e franco das ideias, plural e que projete o respeito, que combata o preconceito contra mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e população LGBTQIA+”, destacou.