Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
VOTO

Moraes autoriza investigados por atos golpistas a votar no domingo

Eles poderão ir aos locais de votação das 9 às 11 horas (de Brasília)

05 de outubro 2024 - 10h07 Por Redação Douranews
Moraes autoriza investigados por atos golpistas a votar no domingo Os "não presos" poderão votar nas eleições municipais — Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou os investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro a votar neste domingo (06), data do primeiro turno das eleições municipais. A decisão foi proferida na quinta-feira (03). 

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Defensoria-Pública da União (DPU) e vale para os acusados que não estão presos em decorrência do inquérito que apura as responsabilidades pelos atos.

Moraes autorizou a flexibilização do recolhimento domiciliar dos investigados e réus pelo 8 de janeiro. Eles poderão exercer o direito de votar e se dirigirem aos locais de votação das 9h às 11h. A autorização também vale para o segundo turno, previsto para 27 de outubro.

"Sendo o voto um direito fundamental, num juízo de ponderações e proporcionalidade, viável a flexibilização da medida cautelar, momentaneamente, para o exercício desse direito", decidiu o ministro.

Os investigados pelos atos golpistas respondem no Supremo pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.