Barroso discursa no Brazil Economic Zurich — LIDE
O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) brasileiro, discursou nesta quinta-feira (23), em Zurich, na Suiça, durante o Brazil Economic Forum, organizado pelo LIDE, o Grupo de Lideranças Empresariais, e disse que “o mundo vai ficar um pouco mais complexo a partir de agora”.
Sem citar a mudança de governo nos EUA, com o retorno de Donald Trump ao poder, Barroso preferiu dizer que a mudança climática volta ao centro do debate, “é definidora desse novo tempo e o Brasil deve seguir nessa linha de preservação do nosso bioma e da Amazônia”.
Para o ministro do STF, a IA (Inteligência Artificial) precisa ser regulada, “o Brasil precisa investir em ciência e tecnologia nessa matéria”. Barroso disse que em breve será inevitável, “no volume de judicialização que vivemos”, que as primeiras minutas devem ser feitas com a ajuda da IA, “com mais celeridade e qualidade”.
Ao abordar a questão socio-política, disse que o mundo global precisa dar atenção “com a ascensão do populismo autoritário, que surge pelas promessas não cumpridas de prosperidade e igualdades para todos que a democracia não deu conta de resolver”. A inclusão social continua a ser a grande demanda da humanidade, observou.
Corrupção
Barroso disse que a corrupção ainda afeta de frente os poderes públicos no Brasil e defendeu o sistema distrital misto para a escolha de representantes no Parlamento nacional. “O sistema eleitoral proporcional, em lista aberta, para a escolha de deputados, é um desastre, custa caríssimo, a representatividade é baixíssima e dificulta a governabilidade. O eleito não sabe por quem ele foi colocado e o eleitor não sabe quem ele colocou lá. Um não tem de quem cobrar e o outro não tem a quem prestar contas”.