Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
perdeu

Ex-presidente da UCVMS é exonerado de cargo federal

Jeovani era agente de saúde 'fantasma', declara Justiça

01 de dezembro 2025 - 07h51 Por Redação Douranews
Ex-presidente da UCVMS é exonerado de cargo federal Jeovani perdeu UCVMS e o cargo no Ministério da Saúde — Divulgação

O Diário Oficial da União publicou portaria em que o Ministério da Saúde  exonera o vereador Jeovani Vieira dos Santos (PSDB), de 59 anos, que ocupava cargo de agente de saúde no Governo Federal, mas exercia, já no décimo mandato, a função de vereador em Jatei.

Jeovani foi derrotado da presidência da UCVMS, a da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul, onde acumulou mais de 12 anos de gestão e afundou a entidade em dívidas. Ele perdeu a eleição este ano para o vereador Daniel Júnior, de Dourados. 

A exoneração do cargo federal docorre dez meses após condenação na 1ª Vara Federal de Naviraí por 15 anos, seis meses e 20 dias por ter sido “funcionário fantasma” no Ministério da Saúde durante três anos, conforme a denúncia apurada.

Na decisão, a Justiça Federal indnicou que o vereador foi cedido para a Secretaria de Saúde de Jatei, recebeu salário por três anos e se dedicava a representar os demais vereadores do Estado. Nesse período, promovia a falsificação da folha de pagamento.