Menu
Buscarquinta, 10 de outubro de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
unigran24
Política

Reinaldo diz que MS terá Núcleo de Inteligência ainda este ano

29 novembro 2016 - 11h32

“Temos um compromisso do ministro da Justiça, Alexandre Moraes de ainda em dezembro instalar o Núcleo de Inteligência para reforçar a segurança pública na fronteira”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (28), durante um evento do TCE (Tribunal de Contas do Estado) para prefeitos eleitos e reeleitos, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que esteve em Brasília sexta-feira (25) com o ministro. O estado possui 1.500 quilômetros de fronteiras, sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 quilômetros com a Bolívia.

Dados da segurança pública nacional apontam que o Estado está entre os que apreendem grandes volumes de drogas. De acordo com a Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), só no primeiro semestre de 2016 foram mais de 150 toneladas. Devido a esse número, Mato Grosso do Sul vai receber o primeiro dos cinco núcleos de inteligência projetados pelo Governo Federal para reforçar a segurança e combater os crimes de tráfico de drogas e armas na faixa de fronteira.

De acordo com o governador, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, já se reuniu com o secretário de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa, para garantir que ainda em dezembro o núcleo seja instalado. “Esse núcleo é importante para trabalhar a inteligência na fronteira. A Força Nacional que é composta de sete mil homens está fazendo um chamamento e vai disponibilizar um grupo maior para as fronteiras de MS. Com isso começamos a sair das discussões e tratativas para a prática, fazendo investimentos importantes para fortalecer a segurança e melhorar a segurança pública no nosso estado”, declarou Reinaldo.