O presidente Michel Temer atendeu ao pedido da governadora em exercício de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, para disponibilizar permanentemente a presença das Forças Armadas na linha de fronteira do Estado com o Paraguai e Bolívia. A solicitação aconteceu na tarde desta quarta-feira (18) em reunião da governadora e mais sete governadores do Brasil com a autoridade máxima do país no Palácio do Planalto. Esta é uma reivindicação que já havia sido feita pelo governador Reinaldo Azambuja à presidência da República, em anteriores reuniões sobre Segurança Pública na capital federal.
De acordo com a governadora em exercício, o pedido é parte de um pacote de solicitações de Mato Grosso do Sul para questões de segurança que “prioritariamente passam pela fronteira”, citou, explicando: “Temos uma faixa extensa que infelizmente não pode estar apenas sob cuidados do Estado, o Governo Federal precisa estar permanentemente atuando nesta faixa e de maneira massiva”, pontuou Rose.
Ainda na agenda com o presidente Michel Temer, o secretário estadual de Justiça e de Segurança Pública, José Carlos Barbosa, avaliou o encontro como bastante produtivo. “O presidente afiançou a presença das Forças Armadas nas fronteiras e apoio ao sistema penitenciário”, apontou. O secretário já estava em Brasília e vinha de reuniões com ministros sobre o Plano Nacional de Segurança Pública.