O presidente da República, Michel Temer, disse nesta segunda-feira (7) que o governo federal aumentou em mais de 40% o orçamento destinado ao Ministério da Cultura em 2017. O valor representa, segundo ele, a determinação do governo em proporcionar uma política cultural sólida.
“Me sinto engrandecido pela circunstância de estar presente neste momento e, se eu puder anunciar alguma notícia boa, quero dizer que nós todos estamos determinados uma política cultural muito sólida. (...) Para tanto, aumentamos em mais de 40% o orçamento destinado ao Ministério da Cultura em 2017”, disse Temer durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural 2016.
Aplaudido, Temer elogiou o ministro da Cultura, Marcelo Calero, por conseguir buscar recursos em um momento de restrições fiscais por que passa o País. Na cerimônia, o presidente também anunciou a renovação da Lei do Audiovisual até 2022, como forma de incentivar o cinema brasileiro.
Principal condecoração pública da área da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural foi concedida a 30 personalidades e seis instituições brasileiras. O evento deste ano homenageou o samba brasileiro; a compositora Dona Ivone Lara recebeu a Grã-Cruz, grau máximo da premiação.