Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Saúde

Especialistas falam sobre cuidados com gravidez na adolescência

11 de novembro 2013 - 14h15 Por Redação Douranews
Especialistas falam sobre cuidados com gravidez na adolescência

O número de casos de gravidez na adolescência caiu 28% no Brasil durante a última década, de acordo com o Ministério da Saúde. Em meados do ano 2000, 750 mil adolescentes tornaram-se mães. em 2012, esse número caiu para 536 mil.

Para o ginecologista Paulo Ito, na maioria das vezes, o corpo da adolescente não está preparado para a gestação. "Ela tem maior probabilidade de desenvolver algumas patologias, como pressão alta, sem contar que anemia é muito frequente entre as adolescentes. Isso determina o trabalho de parto prematuro, que é ruim para a mãe e para o bebê", explica Ito.

Na avaliação da psicóloga Maria Helena Coelho, engravidar e ter um filho são situações que causam desequilíbrio emocional em qualquer mulher. As adolescentes podem se mostrar mais frágeis, por isso ela lembra que, além da formação física, a situação exige maturidade psicológica. "O psicológico delas não está suficientemente desenvolvido para serem mães. A gente tem uma cultura hoje que prolonga a adolescência até os 25 anos, e é nessa idade que o indivíduo se torna maduro e independente financeiramente", diz Maria Helena.

Nestes casos, o apoio da família, dos amigos e do pai da criança é fundamental para que a gravidez seja encaminhada da melhor maneira. No entanto, o médico orienta que as responsabilidades do cuidado da criança sejam atribuídas aos pais.