A Prefeitura de Dourados contratou três novos médicos para atuar nas UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) neste mês de dezembro. A previsão é de que mais profissionais iniciem os atendimentos a partir de janeiro. Já começaram a clinicar com carga horária de 40 horas os médicos das unidades Parque do Lago II e BNH 4º Plano. Este mês um profissional ficará na unidade da Vila Cachoeirinha por 20 horas, mas passará a atender 40 horas a partir de janeiro.
Para o próximo mês, a Secretaria de Saúde já está providenciando a documentação para contratar outros nove profissionais. Serão contempladas com médicos de 40 horas por semana as unidades Ouro Verde, Altos da Monte Alegre, Parque das Nações II, Campo Dourado, Altos do Indaiá e Jardim Carisma.
Também receberão médicos com carga horária de 20 horas as unidades Parque do Lago II e CSU Água Boa. Além destes, em janeiro uma ginecologista passará a atender na Unidade Básica de Saúde da Seleta.
“Por determinação do prefeito Murilo, estamos fazendo algumas adequações e contratando novos médicos para que sejam cada vez mais atendidas as necessidades da população. Mesmo com essas contratações, continuamos em busca de mais profissionais”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira.
Cubana
Nesta segunda-feira (16), começou a atender na UBSF do Jóquei Clube a médica cubana Karelia Guadalupe Valdes. Ela é a primeira profissional encaminhada pelo governo federal ao município através do Programa “Mais Médicos”.
Karelia deu início às atividades realizando visitas domiciliares na área de atuação da equipe da UBSF Jóquei Clube e fazendo levantamento de prontuários dos pacientes. A intenção é conhecer os moradores que vai atender e o sistema de saúde adotado pelo município.
Dourados solicitou 41 profissionais ao Programa “Mais Médicos”, mas, a demanda atual é de dez médicos.