Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Saúde

Equipe do HU discute humanização do atendimento pelo SUS

12 de abril 2014 - 14h41 Por Redação Douranews
Equipe do HU discute humanização do atendimento pelo SUS

Profissionais da residência multiprofissional do HU (Hospital Universitário) da UFGD e da filial da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), encarregada da gestão do hospital da Universidade, participaram na tarde de ontem (11) de uma roda de conversa sobre a humanização do SUS (Sistema Único de Saúde). O evento fez parte das ações da Semana Nacional de Humanização, aberta segunda-feira (7) e encerrada nesta sexta-feira.

A roda de conversa, realizada na sala de aula da biblioteca do HU/UFGD, foi organizada pelas professoras Catia Paranhos e Luciana Leonetti, ambas do curso de Psicologia da UFGD. O objetivo, segundo elas, foi debater a humanização em três eixos: participação social, trabalho e gestão.

O encontro teve a participação de aproximadamente 25 residentes das áreas de saúde indígena e atenção cardiovascular. Os participantes relataram e discutiram as políticas de humanização do Ministério da Saúde e fizeram uma relação com a vivência no atendimento de pacientes do HU e de outras unidades de saúde.

A professora Cátia Paranhos explica que já são muitos os avanços com relação à humanização do atendimento no SUS. Entre as conquistas, ela cita o direito da gestante de ter um acompanhante de sua preferência antes, durante e depois do parto; as visitas e acompanhantes durante qualquer internação e também o cuidado de promover um tempo de “despedida” dos familiares no caso de pacientes que vão a óbito. “Para promover a humanização, é preciso mudar a assistência, incluindo a gestão e a postura dos trabalhadores de saúde”, explica.

Segundo ela, essa é uma discussão que já vem acontecendo na residência multiprofissional e também com alunos do curso de Psicologia da UFGD. “É preciso que o trabalhador em saúde pense o seu trabalho e tenha compromisso com o que faz, transformando a relação com o paciente”, acrescenta.

Humanização

A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil  e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

A Semana Nacional de Humanização é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a realização de diversos eventos em todo o país.