Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Saúde

Anvisa define composição da vacina contra gripe para 2015

17 de outubro 2014 - 14h46 Por Redação Douranews
Anvisa define composição da vacina contra gripe para 2015

Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada hoje (17) no Diário Oficial da União define a composição da vacina contra a gripe que será usada no país no próximo ano. A composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do produto. A resolução, segundo a Anvisa, está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o Hemisfério Sul.

De acordo com o texto, as vacinas influenza trivalentes a serem utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2015 deverão conter, obrigatoriamente, três cepas (tipos) de vírus em combinação: um vírus similar ao influenza A/California, um vírus similar ao vírus influenza A/Switzerland  e um vírus similar ao influenza B/Phuket.

Ainda segundo a Anvisa, as cepas A/South Australia/55/2014, A/Norway/466/2014 e a/Stockholm são consideradas similares à cepa de vírus A/Swiesrland. Já as vacinas influenza quadrivalentes deverão conter os três vírus descritos anteriormente e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane.

“As vacinas influenza a serem utilizadas no Brasil no ano de 2015 somente poderão ser produzidas, comercializadas ou utilizadas, se estiverem dentro das determinações e nas composições descritas nesta resolução”, informou a agência.

A Anvisa ressaltou que fica vedada a utilização de quaisquer outras cepas de vírus em vacinas influenza no Brasil, sendo que as que são atualmente comercializadas ou fabricadas fora destas determinações deverão ser retiradas do mercado. A resolução entra em vigor a partir de hoje.