Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
INFLUENZA

Estado orienta municípios a prorrogar vacinação

Baixa adesão e riscos de contágio regulam a medida

31 de maio 2023 - 14h45 Por Assessoria
Estado orienta municípios a prorrogar vacinação Pelo calendário oficial, campanha encerra nesta quarta — Divulgação

A SES (Secretaria estadual de Saúde) orienta os 79 municípios de Mato Grosso do Sul a continuarem com a vacinação contra a Influenza no Estado. Até o momento, o Ministério da Saúde não informou se a Campanha Nacional contra a Influenza será prorrogada, mas devido à baixa cobertura e a proximidade do inverno, orienta que os municípios façam a vacinação até que o PNI (Programa Nacional de Imunizações) oriente todos os estados.

Pelo cronograma, a Campanha Nacional contra a Influenza termina nesta quarta-feira (31). Até o momento, a taxa de cobertura da Influenza no Estado está em 41%, onde a nacional preconizada pelo Ministério da Saúde seja de 95% de cobertura. Os únicos municípios que alcançaram a meta foram Porto Murtinho com 98% e Eldorado com 97%.

Das 881 mil doses recebidas, o Estado já aplicou 577.570 mil doses de Influenza. No dia 15 de maio, a SES/MS abriu a vacinação para todos os públicos devido o registro de aumento de casos de gripes e doenças respiratórias.

A ampliação da oferta da vacina para a população geral – válida para crianças a partir de 6 meses de idade – também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças. O aumento de pessoas imunizadas, contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é realizada há 25 anos e a de 2023 começou oficialmente no dia 10 de abril. Porém, no Estado a SES autorizou os 79 municípios a vacinarem os públicos da campanha desde o dia 28 de março. A vacina é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado.