Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
epidemia

Estado tem mais de 19 mil casos de dengue este ano

Boletins registram 30 óbitos, três deles em Dourados

16 de outubro 2024 - 07h06 Por Redação Douranews
Estado tem mais de 19 mil casos de dengue este ano Reforço no combate a dengue continua sendo necessário — Divulgação

Mato Grosso do Sul já registrou 19.178 casos prováveis de Dengue, sendo 15.927 casos confirmados, incluindo 511 registros em Dourados, só em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 41ª semana epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (15) pela SES, a Secretaria estadual de Saúde. Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Bataguassu, Bonito, Itaporã e Campo Grande registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Dos 30 casos de óbitos confirmados ao longo deste ano, um homem de 33 anos e duas crianças, um menino de 9 e uma menina de 5 anos, estão entre as vítimas da doença. Nas três situações não foi constatada nenhuma comorbidade justificada.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 93.866 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida na bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 173.140 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.161 casos prováveis [incluindo 62 em Dourados] sendo 894 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 41 - 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 41 - 2024