Menu
Buscarsegunda, 27 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
13°C
Saúde

Acadêmicos apresentam maquetes de novas UPAs para Dourados

05 dezembro 2016 - 14h14

Os acadêmicos do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Unigran aproveitaram a grade curricular para apresentarem, sob a orientação das professoras Rosane Lima e Liliana Lima, sugestão de maquetes para a implantação de novas UPAs (as Unidades de Pronto Atendimento) para o setor da saúde, enfocando, além do lado arquitetônico, planos complementares do projeto.

O estudante Yuri Machado de Carvalho afirma que a proposta é atender e entender a real necessidade de Dourados neste quesito. No caso do grupo dele, a maquete foi realizada pensando na população e na localidade. Ele explica que uma UPA poderia ser instalada em frente ao Hospital Universitário, com uma identidade voltada a ambientes que “conversam entre si”, evitando barulhos, interrupções nos atendimentos, contato entre atendidos e internados.

Como futuro profissional, Carvalho avalia: “um norte para o desenvolvimento, pois é um projeto grande, seria visto publicamente, faz com que já tenhamos uma parte mais logística do projeto, aprender as partes mais técnicas em si e adquirir mais bagagem”.

A professora Liliana explica que esse trabalho passa de uma linguagem gráfica, para o 3D, ou seja, para a maquete. “Não é só a volumetria, ela vai te mostrar os fluxos de pessoas, equipamentos, acessos, escadas, elevador, água, esgoto, entre outros”, lembra. Liliane relata que isso significa “casar” o projeto arquitetônico com o estrutural, hidrossanitário e o elétrico.

Além disso, o tema foi escolhido por ser também uma edificação maior e para o entendimento de uma construção coletiva. Por fim, aos acadêmicos cabe aprender, segundo a professora e arquiteta, que deve sair com uma formação ampla, não só sabendo fazer projetos para residências, mas para todos os demais segmentos.