Menu
Buscarterça, 21 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Saúde

Clínica da Mulher realizou mutirão de coleta de exames

25 outubro 2016 - 14h09

A Clínica da Mulher realizou sábado (22) um mutirão de coleta de preventivos e exame clínico das mamas, como parte da programação da campanha Dourados Rosa, realizada pela Prefeitura neste mês. Outubro é lembrado no mundo pelo combate ao câncer de mama e colo do útero. As ações atenderam mulheres que procuraram a unidade de forma espontânea, além de contemplar outros atendimentos.

Durante este mês, a Clínica tem feito um atendimento especial devido à campanha. Outra ação foi realizada segunda-feira (24) pela manhã, com palestra dos acadêmicos de psicologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), sobre o tema “A importância do autocuidado”.

Várias ações também foram realizadas anteriormente neste mês. Entre estas a distribuição de materiais informativos, orientações com acadêmicos de nutrição sobre alimentação e de psicologia sobre planejamento familiar, entre outros.

A campanha Dourados Rosa é realizada pela Prefeitura através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em parceria com a Rede de Enfrentamento de Violência contra Mulher e instituições como as Secretarias de Saúde e de Cultura do Município.

As ações tiveram início no dia 3 deste mês e seguem acontecendo durante todo o mês de outubro. São vários serviços gratuitos levados durante este período, desde atendimento em saúde até orientação jurídica, psicossocial e sensibilização acerca dos direitos da mulher.

Também há coleta de preventivos, palestras entre outras ações em órgãos de saúde que fazem atendimento à mulher. A ideia é conscientizar sobre a importância de realizar os exames necessários e os mecanismos que hoje existem na rede pública.

Ao final das atividades, ainda haverá a Corrida Rosa marcada para este sábado (29), onde mulheres acima de 18 anos de idade podem se inscrever. Para isso, basta acessar o portal da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br).