Menu
Buscarterça, 07 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
imunizando mais

Depois de Dourados, Saúde amplia vacina contra a dengue

Mais 521 municípios brasileiros vão receber as doses neste mês

03 fevereiro 2024 - 17h33Por Com Agência Brasil

A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal começa na próxima semana. O anúncio foi feito na quinta-feira (1) pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em reunião tripartite na sede da Opas, a Organização Pan-americana da Saúde, em Brasília. 

A pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, uma exigência da Anvisa (a Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda. Por enquanto, apenas Dourados, em Mato Grosso do Sul, é a cidade que colocou a vacina à disposição da população de 4 aos 59 anos de idade.

Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos, informa o Ministério da Saúde. Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos. 

A previsão do ministério é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.“São quase 40 anos enfrentando epidemias de dengue”, lembrou Nísia, ao destacar que, este ano, a explosão de casos foi agravada pelas mudanças climáticas e as altas temperaturas. “É o momento de estarmos juntos, o Brasil unido pela dengue”, disse a ministra.

Deixe seu Comentário

Leia Também