Menu
Buscarsexta, 01 de março de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
36°C
unigran 24
Saúde

Hospital da Vida realiza primeira doação de órgãos do ano em meio à pandemia

07 janeiro 2021 - 21h40

Foi um sucesso o procedimento de captação de órgãos, o primeiro de 2021 em Dourados, realizado pela equipe da Cihdott (Comissão Intrahospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes) do HV (Hospital da Vida), ao longo desta quinta-feira (7), com duração média de cinco horas.

O trabalho foi reconhecido pelo médico nefrologista Antonio Pedro Bittencourt, precursor da iniciativa no Município e coordenador da Cihdott do HV. “O grupo não mediu esforços para que tudo ocorresse de forma satisfatória”, mesmo em situação de pandemia da Covid-19 que exige atenção e dedicação redobrada dos profissionais de saúde. Ele destacou a parceria com a Intensicare, presente em todas doações realizadas sob a supervisão da Central estadual de Transplante, agradecendo também à administração do Hospital da Vida e à equipe de UTI pelo apoio.

doaçao 2021 equipe

Trabalho resultou em rins para paciente de São Paulo e de fígado para Curitiba após mobilização

A enfermeira Jaqueline Foppa, membro da Comissão, disse que o apoio dos familiares da paciente, uma menina de 11 anos, de Ponta Porã, que havia manifestado em vida o desejo de ser doadora de órgão e que adentrou nesta quinta na UTI do HV para concluir o fechamento do protocolo de morte cerebral, “foi decisivo; sem a aceitação e a colaboração da família nada disso poderia ter sido realizado”.

O grau de generosidade “sem tamanho”, como concluiu o médico Antônio Pedro, possibilitou a captação de rins, doados para paciente da fila de espera em São Paulo e de fígado, encaminhado para Curitiba. A equipe pousou na cidade por volta das 10h45, iniciando o procedimento logo em seguida, com término às 16 horas. A enfermeira e coordenadora de enfermagem do Hospital da Vida, Denise Reginato, acompanhou todo o trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também