Menu
Buscarterça, 21 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Saúde

Micróbios intestinais provocam 'efeito sanfona', diz estudo

17 dezembro 2016 - 10h38

Cientistas que estudam o "efeito sanfona", ou "efeito iôiô" em ratos dizem que a tendência de as pessoas recuperarem peso em excesso rapidamente depois de emagrecerem com sucesso pode se dever ao microbioma – os trilhões de micro-organismos existentes no intestino.

Os pesquisadores descobriram que alterações no microbioma intestinal que ocorrem quando um rato obeso perde peso podem persistir durante muitos meses, e que isso contribui para a retomada acelerada de peso mais tarde se a dieta oscilar.

Se, como os pesquisadores acreditam, algo semelhante acontece com pessoas obesas, isso pode ajudar a explicar por que tantas delas acabam recuperando o peso perdido, e muitas vezes ganham mais do que eliminaram.
Em uma conversa telefônica sobre o trabalho, os professores Eran Segal e Eran Elinav, do Instituto de Ciência Weizmann de Israel, disseram que, embora tenha havido um bom progresso no estudo da obesidade e das causas, os casos de recaída na obesidade são pouco compreendidos.

"As pessoas fazem dieta uma vez após a outra, e vivem fracassando", disse Segal. "É um problema muito comum. Mais de 50% das pessoas obesas sofrem com este padrão de recaída", apontou o estudo.