Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Saúde

Pisada errada pode causar dores na coluna e no corpo

22 março 2011 - 19h44Por Redação Douranews, com Abril

Pisar de forma errada pode desencadear diversos problemas na postura e nas articulações, provocando dores na coluna vertebral, joelhos, pernas e região lombar.

De acordo com o ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Júnior, muitas crianças com idade inferior a dois anos apresentam algum grau de pé plano flácido, decorrente da flacidez dos ligamentos, sendo que 90% dos casos são corrigidos com o crescimento. “As principais más formações que influenciam o jeito de pisar são as deformidades congênitas ou adquiridas, que mudam a anatomia normal do pé e que vão alterar o seu apoio no solo”, alerta.

Outros fatores, como fraturas, diabetes e artrite reumatóide podem também promover a deformidade nos pés, que são os principais meios de sustentação e equilíbrio do corpo.

Segundo o médico, o uso de palmilhas e sapatos ortopédicos pode proporcionar mais conforto na caminhada para quem tem problemas mais leves. Já nos casos mais graves de deformidade - especialmente decorrentes de problemas adquiridos como fraturas, por exemplo - há recursos cirúrgicos de correção.

Avaliações postural e funcional e o teste da pisada (exame de baropodometria) são recursos mais utilizados para diagnosticar alterações na postura devido a má formação dos pés. O ideal é detectar o problema cedo para não comprometer o alinhamento postural e estrutural do corpo. Segundo o ortopedista, há diversos procedimentos para acertar a pisada.

Deixe seu Comentário

Leia Também