Menu
Buscarsegunda, 22 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
Saúde

Regime planejado tem mais chance de dar certo

04 março 2011 - 20h33Por Redação Douranews, com R7

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Mc Gill, no Canadá, a dica para o regime funcionar é se organizar e fazer um planejamento por escrito. 

Um dos grandes problemas para a dieta dar certo, afirmam os especialistas, é a falta de um hábito alimentar disciplinado.

Para alguns, aumentar o consumo de frutas, verduras, água, ou ser regrado nas refeições é quase um sacrifício. 

De acordo com os estudiosos, as pessoas que anotam os planejamentos alimentares e os objetivos conseguem melhorar a alimentação e atingir com mais êxito suas metas.

A pesquisa, que foi realizada durante sete dias com 177 estudantes, tinha como intuito aumentar o consumo de frutas no cardápio dos participantes.

Todos os alunos conseguiram atingir o objetivo. Mas aqueles que adotaram um planejamento escrito, com as metas a serem atingidas, conseguiram consumir frutas duas vezes mais do que os que apenas estabeleceram um objetivo mental.

Segundo a nutricionista Madalena Valinotti, do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, a partir do momento que o indivíduo se compromete com um objetivo e faz um planejamento escrito, transmite a meta ao cérebro e o condiciona a fazer aquilo que pretende.

Já a especialista em neuropsicologia Cláudia Berlin de Mello explica que a pressa atrapalha.

- O ser humano tende a agir com imediatismo, tentando saciar alguma vontade, mesmo que seja contrário a sua própria meta. Mas, quando há um planejamento concreto, ele geralmente consegue lidar melhor com essa fragilidade e não cair na tentação, pois consegue programar o cérebro e orientar o comportamento.

Além disso, Madalena ressalta que muitos pacientes não conseguem ter uma alimentação saudável, pois não fazem idéia do que consomem. 
- A partir do momento que passam a anotar, acabam percebendo que muitas vezes ingeriam coisas que não deviam conter na dieta. Além disso, o planejamento concreto orienta que caminhos eles devem seguir.

As anotações também deixam claras as conquistas, o que estimula o individuo a se regrar cada vez mais.

Segundo a neuropsicóloga, o controle escrito mostra o quanto o paciente está melhorando a alimentação e a grandiosidade do êxito, o que acaba estimulando-o.

Portanto, prepare o seu caderno, sua caneta e, claro, sua determinação.