Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Tecnologia

UFGD integra projeto de parcerias em conteúdos com a Unesco

09 de abril 2014 - 12h02 Por Redação Douranews
UFGD integra projeto de parcerias em conteúdos com a Unesco

Lançada em outubro do ano passado, a Cátedra Unesco/UFGD “Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras” agora dispõe de um espaço virtual para fornecer informações sobre as ações que vem realizando em prol da pesquisa e da integração de conteúdos sobre sua temática.

No ar desde sábado (5), o site http://catedraunesco.ufgd.edu.br reúne notícias sobre as atividades acadêmicas da Cátedra, agenda de eventos, perfis dos integrantes e publicações, entre outras opções. Lá é possível conhecer a missão, os objetivos e as áreas de atuação desta parceria que visa ser um mosaico de ações em prol do conhecimento humano.

A Cátedra Unesco/UFGD possui parceria com 17 instituições nacionais e internacionais e é constituída por um colegiado de 22 pesquisadores da UFGD e externos. Seu objetivo central é servir como facilitadora na colaboração entre pesquisadores e professores de universidades nacionais e internacionais e integrantes de movimentos sociais e do terceiro setor a fim de preparar estudantes e docentes para atuarem em sociedades cada vez mais multiculturais na perspectiva do gênero.

Envolvendo as áreas das ciências humanas e sociais, a Cátedra é resultado de um projeto desenvolvido pelo professor Losandro Antônio Tedeschi e outros colaboradores da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Finalizado em 2010, o projeto foi apresentado a Unesco, que o analisou e, em dezembro de 2012 o aprovou.

Além da UnB (Universidade de Brasília), a UFGD é a única do Centro-Oeste a possuir esta parceria com a Unesco e, de acordo com o professor Losandro, deve-se ao fato de a Instituição trabalhar em um grande número de pesquisas nas áreas de diversidade cultural, gênero e fronteiras, destacando-se, também, pela localização próxima à região fronteiriça.