A Universidade Federal da Grande Dourados está realizando o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, evento promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação), até quinta-feira (6), com mais de mil pessoas participando dos debates sobre o uso de tecnologias para o aprendizado, em 10 subeventos que compõem a programação do congresso. Apenas entre professores da rede estadual de ensino, são mais de 350 inscritos, além de aproximadamente 200 acadêmicos de cursos da área de computação.
A abertura do CBIE aconteceu na noite desta segunda-feira (3), no auditório da Unidade 2 da UFGD, com representantes de diversos órgãos que são apoiadores da organização. A professora Elizabeth Matos Rocha, diretora da Faced (Faculdade de Educação a Distância) da UFGD recepcionou os convidados. Tania Regina de Souza, pró-reitora de Administração da Unigran, agradeceu a oportunidade de o Centro Universitário da Grande Dourados ser parceiro na organização do CBIE.
O professor Sidnei Azevedo, pró-reitor de Administração da UFGD, lembrou quando foi pró-reitor de Graduação em 2009, época em que participou do envolvimento da UFGD com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Sou testemunha do avanço dessa vertente educacional não só na UFGD, mas no Brasil e no mundo. Reconheço a importância do ensino a distância para a melhoria da nossa universidade”, avaliou o professor que foi o primeiro coordenador da UAB na UFGD.
A secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou que todos professores de salas de tecnologia, diretores e técnicos dos NTEs (Núcleos de Tecnologia do Estado) participam do evento. “É muito importante que os professores possam atualizar seus conhecimentos e participar da troca de experiência durante o 6º Encontro Regional de Tecnologias Educacionais, onde os nossos 12 NTEs estarão apresentando experiências exitosas que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e para o aprendizado de nossas crianças e jovens”, disse.
O reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), professor Fabio Edir, falou sobre o papel da EAD no ensino superior. “Sabemos a importância da informática para a educação e para a nossa universidade. Assim como a UFGD, a UEMS é uma instituição jovem, completamos 20 anos agora neste último ano, e temos ampliado nossas atividades principalmente por meio da EAD”, afirmou.
O reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, refletiu sobre como as novas tecnologias geram impactos quase imediatos nos comportamentos sociais, nas empresas, no mercado de trabalho, em áreas como a saúde e a medicina. Contudo, na área da educação ainda existe uma resistência muito grande e uma dificuldade de incorporar novas tecnologias para aprimorar o aprendizado. “Espero que este evento nos propicie novas ideias, novos projetos no sentido de promover a presença da tecnologia nos nossos sistemas educacionais. Essas tecnologias são de extrema importância não só pelo aspecto de qualificação dos nossos processo de aprendizagem, como também, tenho absoluta certeza, de que elas serão instrumentos absolutamente necessários ao processo de democratização da educação no Brasil, democratização que tanto precisamos, com a inclusão de novas pessoas na nossa rede de ensino e particularmente nas nossas universidades”.
Disposição
O professor Ismar Franco Silveira falou representando a Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação. Ele agradeceu à UFGD e as demais instituições que aceitaram o desafio de realizar o evento. Conforme Ismar, há tempos a SBC tinha a intenção de interiorizar o congresso, mas não havia cidades de interior que se dispusessem a organizar o CBIE, o maior evento da Sociedade Brasileira de Computação, e que esta é a edição do evento com o maior número de inscrições, o que denota o empenho da organização.