Ex-jogador de futebol americano e famoso pela participação em produções de comédia – como os seriados Todo Mundo Odeia o Cris e Brooklin 9-9 e o filme As Branquelas –, o ator americano Terry Crews é autor de uma série nas redes sociais, assistida por milhões de pessoas nas últimas semanas, com uma pergunta no ar: afinal, a pornografia pode viciar?
Crews batizou a websérie, em três partes, de Dirty Little Secrets (algo como "Segredinhos sujos"). Trata-se de um relato franco sobre a compulsão quenele tem por pornografia, que diz ter começado aos 12 anos de idade. A primeira parte da série já foi visita mais de 3 milhões de vezes e atraiu milhares de comentários.
Crews conta que passava horas assistindo a filmes pornôs. "A pornografia atrapalhou a minha vida de várias formas", diz. "Se o dia virou noite e você ainda está assistindo, você provavelmente tem um problema. E esse era eu", revela. O ator reconhece ainda que o vício quase lhe custou o relacionamento com a mulher, a cantora gospel Rebecca King-Crews, de quem chegou a ficar temporariamente separado.
O retorno foi imediato: de um lado, milhares de pessoas aplaudiram Crews no Facebook, elogiando principalmente a sinceridade. De outro, vários usuários começaram a compartilhar também as próprias experiências envolvendo compulsões relacionadas ao sexo.
"Eu tenho lutado há anos contra a pornografia. E hoje sou grato por poder dizer que estou sóbrio e que tenho me mantido limpo por algum tempo", disse um usuário.
Controvérsia
Sucesso da empreitada de Crews à parte, a ideia da existência de um "vício em pornografia" é algo controverso. Tanto que ele não está listado, por exemplo, no Manual de Diagnóstico e Estatística, a "bíblia da psiquiatria" publicada pela Associação Americana de Psiquiatria.
Muitos especialistas afirmam que o cérebro de uma pessoa assistindo pornô não funciona da mesma forma que o de dependentes químicos, embora as evidências sejam contraditórias nesse ponto. Em um estudo da Universidade de Cambridge (Reino Unido), por exemplo, pesquisadores monitoraram 19 homens enquanto eles assistiam a filmes pornográficos. E notaram que foram ativados nos cérebros dos voluntários os mesmos pontos de "recompensa" acionados quando um viciado vê sua droga favorita.
A Bíblia
Já a Bíblia Sagrada não menciona especificamente a pornografia, o cibersexo ou outras coisas desse tipo. Mas ela mostra claramente qual é o conceito de Deus sobre práticas que promovem o sexo fora do casamento ou um conceito distorcido sobre o sexo. Considere-se, por exemplo, o seguinte texto bíblico publicado no portal das Testemunhas de Jeová pela internet:
“As obras da carne são manifestas, as quais são fornicação, impureza . . . e coisas semelhantes a estas. Quanto a tais coisas, aviso-vos de antemão, do mesmo modo como já vos avisei de antemão, de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21) Deus encara como impuros, ou moralmente contaminados, aqueles que se envolvem com pornografia, cibersexo, sexo por telefone ou sexting. “Se praticássemos essas coisas, poderíamos perder completamente o favor de Deus”, diz o portal.