Um balanço da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) mostra que Porto Alegre (RS) registrou 350 mil autuações de trânsito em 2010. O total sugere que praticamente 40 carros foram multados a cada hora no ano passado.
A partir do dia 5 de fevereiro, a EPTC vai divulgar o balanço mensal de multas aplicadas. O diretor-presidente do órgão, Vanderlei Capellari, disse que a proposta é dar mais transparência à população.
segundo ele, o montante representado pelo conjunto de infrações aplicadas no ano passado é incerto. Cabe ao Detran atribuir o valor de cada multa com base no Código de Trânsito Brasileiro. Em função de prazos e recursos, em parte dos casos a empresa pública leva até três anos para receber o dinheiro devido.
Os balanços mensais devem ser publicados nos sites da EPTC e da Prefeitura de Porto Alegre. Capellari disse que a arrecadação em autuações não passa de um terço do que a empresa recebe mensalmente do município.
Tráfego
Capellari ainda anunciou, na sexta-feira (7), que a EPTC trabalha para que a capacidade de fluxo nas principais vias da capital, como a Ipiranga e a Terceira Perimetral, seja ampliada em 30%, ainda neste ano. O diretor-presidente explicou que a empresa tem investido no controle inteligente de sinaleiras capazes de dar mais vazão ao fluxo.
Porto Alegre tem 700 mil carros, mas cerca de 1,2 milhão circulam diariamente na cidade, considerando os condutores da região metropolitana e do interior. A frota, no ano passado, aumentou em 5,5% em relação a 2009.