Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Agronegócio

Embrapa designa pesquisadores para diferentes atividades durante a Expoagro

10 maio 2018 - 18h39

A Embrapa Agropecuária Oeste e outras duas Unidades da instituição vão participar da programação técnica da 54ª Expoagro, a partir desta sexta-feira (11) até o dia 20, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. Pesquisadores e analistas da Embrapa estarão presentes em quatro atividades distintas que serão realizadas ao longo do evento ministrando palestras, capacitações e participando de debates sobre diversos temas.

Uma dessas participações acontece já na segunda-feira (14), no Simpósio de Agricultura, realizado pelo GPP (o Grupo Plantio na Palha), no auditório do Parque de Exposições, das 7 horas às 16h30. Nesse Simpósio, além de palestrantes de outras instituições, participam o analista da Embrapa Agropecuária Oeste Gessi Ceccon, que vai falar sobre o consórcio milho-braquiária; o pesquisador Júlio Cesar Salton, que vai abordar o tema “Indicadores de qualidade do solo em sistemas de produção” e o pesquisador Crébio José Avila, que vai falar sobre o Manejo integrado de pragas na sucessão soja e milho safrinha. Além dos profissionais da Embrapa Agropecuária Oeste, participa ainda o pesquisador da Embrapa Cerrados (de Sobradinho, em Brasília), Eder de Souza Martins, que vai enfocar o assunto “Uso de re-mineralizadores na agricultura”.

Painel

O Painel “Intensificação e Integração na Agricultura”, terça-feira (15), também no auditório do Parque de Exposições, das 7h30 às 11h30, voltado para professores, pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes, pretende reunir interessados em conhecer melhor as características de alguns sistemas produtivos regionais com a palestra do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, que vai falar sobre o “Efeito do Sistema de Produção sobre a Dinâmica de Plantas Daninhas”. Em seguida, haverá palestra ministrada pelo analista Alexandre Dinnys Roese, que irá abordar o tema “Doenças de solo em Sistemas Integrados”. Ele explica que algumas estratégias de manejo podem contribuir com a redução de doenças e exemplifica “a prática da Integração Lavoura Pecuária (ILP), uma estratégia de manejo capaz de contribuir com a redução do mofo branco e do tombamento de plantas, além de facilitar o controle biológico”.

O debate será moderado pelo professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Luiz Carlos Ferreira de Souza e contará com os seguintes debatedores: o Gerente Técnico do Departamento Agronômico da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul-Naviraí/MS), Antônio José Meireles e o engenheiro agrônomo da Associação das Empresas de Assistência Técnica Rural de Mato Grosso do Sul (AASTEC-MS), Gilberto Darci Bernardi.

Piscicultura

A Embrapa também participará do Workshop para piscicultores, quarta-feira (16), a partir das 7h30, onde acontecerão duas palestras, uma delas será sobre “Prevenção de doenças de inverno”, apresentada pelo pesquisador Luís Antonio Aoki Inoue e outra sobre "Manejo de Peixes no inverno", realizada pela pesquisadora Tarcila Silva.

Ovinos

Na quinta-feira (17), a UFGD realiza em parceria com o Sindicato Rural o 11º Simpósio de Ovinocultura. Nessa atividade que acontece das 7h30 às 11h30, no auditório do Parque de Exposições, entre diversas palestras previstas, destaca-se a “Produção de Cordeiros é Negócio – Panorama da Ovinocultura Nacional e Internacional” que será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos (de Sobral/CE), Fernando Alvarenga Reis, ele também é o Coordenador da Câmara Setorial Consultiva de Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul.

Mandioca

No projeto Fazendinha, na Vitrine Tecnológica Hortifrúti Legal, realizada pela Famasul, em conjunto com o Senar/MS, ATEG Hortifrúti Legal e Sindicato Rural de Dourados, estarão acontecendo inúmeras capacitações, uma delas intitulada “Plantio e Manejo da Cultura da Mandioca”, ministrada pelo pesquisador e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, na sexta-feira (18), das 14 às 17 horas.