Menu
Buscarterça, 21 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Agronegócio

MS será sede da abertura nacional da colheita da soja, dia 26

19 janeiro 2017 - 20h06

Mato Grosso do Sul será sede da Abertura Nacional da Colheita da Soja -Safra 2016/2017, dia 26, na fazenda Jotabasso, em Ponta Porã. A agenda começa na véspera da cerimônia da colheita, na manhã da quarta-feira (25), com demonstrações de campo dos patrocinadores e parceiros do Projeto Soja Brasil.

“A importância do evento se dá principalmente ao trazer o conhecimento da cultura da soja para o grande público. Ela está muito presente no dia a dia dos brasileiros, desde o momento em que ele acorda até a hora que vai dormir. Contudo, ainda é pouco conhecida e valorizada pelos consumidores”, ressalta Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite. Na sequência, será feita a Abertura da Colheita, com discurso das autoridades presentes, e, em seguida, a abertura da colheita no campo. Mais de mil produtores rurais são esperados pelos organizadores.

“As estimativas para a safra de soja 2016/2017 em Mato Grosso do Sul são positivas. Com projeção de aumento de 2,4% de área e produção no Estado, esperamos colher 7,7 milhões de toneladas de soja no próximo ano. Diante de um cenário econômico complicado no País atualmente, esses números deixam o agricultor otimista, pois os produtores sul-mato-grossenses se dedicaram no preparo do solo e da semente para produzir bons resultados. No entanto, precisamos ter muita cautela porque não sabemos se o clima vai contribuir em todo momento com o desenvolvimento do grão. A agricultura é uma grande indústria a céu aberto e, por isso, não podemos esquecer das possibilidades de intercorrências”, destaca Christiano Bortolotto, presidente da Aprosoja-MS.