Menu
Buscarterça, 30 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Agronegócio

Prefeitura é parceria da Tecnofam da Embrapa

05 maio 2016 - 18h49Por Redação Douranews

A Prefeitura de Dourados é parceria da Embrapa Agropecuária Oeste na promoção do Tecnofam 2016, evento que tem foco da oferta de novas tecnologias a pequenos produtores rurais da região. O evento acontece na próxima semana, de 11 a 13 de maio, das 7h30 às 16h30, na sede da Embrapa, em Dourados, na BR 163, saída para Caarapó.

O objetivo, de acordo com Landimark Ferreira Rios, secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, é garantir acesso dos pequenos produtores rurais a diversas tecnologias a campo. O foco é a diversificação, agregação de valor e sustentabilidade dos sistemas de produção.

Além da programação no campo, acontecerá uma mostra de tecnologias, equipamentos, maquinários, implementos agrícolas. Também serão realizadas oficinas temáticas nasárea de fruticultura, plantas medicinais e produção de leite.

“A Tecnofam cria um ambiente favorável para o conhecimento e a adoção de tecnologias que façam diferença no negócio agrícola de base familiar. O evento foi criado para levar ciência e tecnologia para agricultores familiares e toda a sociedade está convidada a visitar e conhecer o maior evento de tecnologias para agricultura familiar de MS”, diz Guilherme Asmus, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste. As várias tecnologias que serão demonstradas a campo têm origem na Embrapa Agropecuária Oeste e nas demais Unidades regionais.

Na Tecnofam os participantes verão no campo experimental tecnologias para irrigação de baixo custo, sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, novas forrageiras e suplementação alimentar na estação seca para bovinos de leite, sistema Horta Bios e manejo agroecológico do solo, manejo da cultura da goiabeira, opções de adubos verdes de outono/inverno e primavera/verão, segurança alimentar por meio de sistemas de consórcios envolvendo a cultura da mandioca, manejo da cultura do feijoeiro, consórcio milho com forrageiras e Sistema Agroflorestal em bases agroecológicas.

Na área de mostra dinâmica de tecnologias, máquinas e implementos agrícolas, serão apresentadas tecnologias verão máquinas para processamento de mandioca, como a descascadora e palitadora de mandioca; equipamentos para a pecuária leiteira e piscicultura, como a prensa manual para fenação; irrigador solar; sistema de aquaponia; fixação Biológica de Nitrogênio; calda bordalesa, entre outras.

Serão quatro oficinas práticas, com vagas limitadas. As inscrições serão feitas no dia. Os temas são enxertia de mudas de frutíferas e outros métodos de propagação de plantas; manipulação de plantas medicinais para produção de fitoterápicos; seleção, preparo e plantio de mudas de abacaxi e banana; manejo sanitário em bovinos leiteiros com foco em carrapatos, brucelose e tuberculose.

Combate ao Aedes

Durante os três dias também serão realizadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em uma parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Dourados. Dentro das diretrizes da Embrapa, está a mobilização em prol de ações que mobilizem clientes internos e externos da instituição para combater o mosquito causador da dengue, zica e chikungunya. 

Durante o evento, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) levará palestras, materiais informativos para distribuição, maquetes, exemplares de mosquitos, larvas e ovos do Aedes aegypti. Além disso, terá conscientização e exposição de materiais relacionados a outras zoonoses, como escorpiões, combate à leishmaniose, e outros. O objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido pelo CCZ, como a população pode contribuir e o que fazer para ter acesso aos serviços.