Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
PERDAS

Tereza avalia medidas

Ministra comprova efeitos da longa estiagem em lavouras da região

13 janeiro 2022 - 18h42Por Redação Douranews

O secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, acompanhou a ministra da Agricultura, Tereza Cristiana, durante visita a propriedades rurais na cidade de Naviraí, visita provocada em função da estiagem que prejudicou lavouras e a produção do Estado, por conta da falta de chuvas ao longo dos últimos meses.

“Estamos aqui em Naviraí onde pudemos atestar a perda gigante que teve nesta área, que representa os prejuízos que ocorreram aqui na Região Sul do Estado, em função da estiagem. Temos que agradecer a ministra por ter vindo e agora é avaliar o que podemos fazer e encaminhar algumas soluções para ajudar o produtor sul-mato-grossense”, descreveu o secretário Eduardo Riedel.

Tereza Cristina ressaltou que está fazendo as avaliações, para tomadas de decisão no Ministério da Agricultura. “É muito triste a gente ver esta situação, porque o produtor se programa, usa tecnologia, mas teve este prejuízo devido a estiagem, na faixa que sai do Rio Grande do Sul e chega ao Mato Grosso do Sul”.

A ministra reconheceu que as perdas foram significativas no campo. “Agora é hora de levantar a cabeça e olhar pra frente, para achar as soluções e pensar no que podemos fazer ao setor. A safrinha já está chegando e por isso as ações precisam ser muito rápidas para as tomadas de decisão ao produtor rural”. Ela ainda participou de reunião com os produtores da cidade, e com os prefeitos Juliano Ferro (Ivinhema) e Rhaiza Mattos (Naviraí), além de lideranças regionais.

Decreto

No dia 3 de janeiro o governador Reinaldo Azambuja anunciou o Decreto de Situação de Emergência nas 79 cidades do Estado, devido a seca e a estiagem. A decisão tem como objetivo ajudar os produtores rurais, que foram prejudicados em função da falta de chuvas nos últimos meses.

Com o decreto, os produtores podem acionar o seguro agrícola, assim como o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária). Também poderão requisitar alongamento em pagamentos de financiamento e ainda prorrogar as parcelas de suas dívidas. Ainda se busca o reconhecimento federal da situação de emergência no Estado.

“Desde o mês de dezembro, estamos monitorando a questão da estiagem e seca prolongada em Mato Grosso do Sul. Estamos com volume de chuvas muito pequenas, que trazem grandes problemas em todo o Estado, por isso decretamos a situação de emergência nos 79 municípios”, afirmou o governador.