A Conferência é uma realização do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), com a finalidade de sensibilizar a sociedade para o contexto de envelhecimento da população brasileira.
Mobilizar a população brasileira, especialmente a idosa, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade, além de fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do poder público com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para os órgãos governamentais, nas três esferas de governo e avaliar a implementação e a efetivação da Política Nacional do Idoso.
O público alvo será composto por conselheiros estaduais e municipais do idoso, do movimento de pessoas idosas, outros conselhos, órgãos gestores, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, imprensa, profissionais da área, universidades, sociedade civil e ONG’s.