Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Brasil

Código de Defesa do Consumidor completa dez anos hoje

11 de setembro 2011 - 14h40 Por Redação Douranews, com Agência Brasil
Código de Defesa do Consumidor completa dez anos  hoje

O Código de Defesa do Consumidor completa 21 anos neste domingo (11) e há muito para comemorar, na avaliação do diretor-geral do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Distrito Federal, Oswaldo Morais.

Em entrevista à Rádio Nacional, Morais destacou que a Lei 8.078/90, que instituiu o código, trouxe mudanças de comportamento, maior transparência e mais respeito entre fornecedores e consumidores. “O consumidor tem muito o que comemorar nessa data. É a lei mais expressiva. Chegou ao ponto de se tornar referência para a América Latina”, disse.

Morais acrescentou que, com o aumento do consumo pelas classes C, D e E, cada vez mais é preciso investir na educação financeira. Segundo ele, o Procon/DF tem feito palestras em escolas, faculdades e empresas para melhorar a relação entre os fornecedores e os novos consumidores.

Para comemorar a data, neste domingo o Procon/DF estará em frente à Administração do Guará com dois ônibus para atender a população. Em três tendas serão distribuídas cópias do Código de Defesa do Consumidor e também haverá plantão para tirar dúvidas e para orientar os consumidores.