Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Brasil

Aeroviários entram em greve e atrasam voos de Congonhas

22 de dezembro 2011 - 11h30 Por Redação Douranews
Aeroviários entram em greve e atrasam voos de Congonhas

O Sindicato dos Aeroviários de São Paulo iniciou uma paralisação hoje (22) no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), pelo menos 20 trabalhadores circulavam pelo saguão do aeroporto, às 7h50, para apresentar ao público os motivos da paralisação. A Infraero contabilizava, até as 9 horas local, 16 voos (32% do total) com atraso superior a 30 minutos. Outros cinco voos (10%) foram cancelados, conforme reportagem do portal Terra.

A greve havia sido anunciada pela Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil). Inicialmente, os trabalhadores pleiteavam aumento salarial de 13%, mas as empresas ofereceram 3%. Na última sexta-feira, o caso foi parar na Justiça do Trabalho. Na primeira audiência de conciliação, que ocorreu na segunda-feira, não houve acordo: os trabalhadores reduziram a reivindicação para 8%, enquanto as empresas subiram a oferta para 6,17%, que corresponde à variação da inflação.

Na tarde desta quinta-feira, sindicatos de aeroviários vão realizar assembleias em todo o País para decidir se entram em greve no fim do ano. "Não podemos aceitar um reajuste menor do que a inflação porque isso significaria que os trabalhadores ganhariam menos em 2012 do que recebem hoje. Também não abrimos mão do aumento real dos salários. As empresas aumentaram as passagens em cerca de 56%", afirmou o presidente da Fentac e do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Celso Klafke.

Diante da ameaça de greve, o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), João Oreste Dalazem, impôs que pelo menos 80% dos aeronautas (funcionários de companhias aéreas que trabalham embarcados) e aeroviários (que trabalham em terra) estejam em seus postos de trabalho nos dias que antecedem os feriados de Natal e Ano Novo.