O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, chega nesta manhã a Brasília para um dia de reuniões com a presidente Dilma Rousseff. A ideia é fechar alguns projetos comuns nas áreas de energia, mineração, infraestrutura e economia. Mujica estará acompanhado por dez assessores, entre ministros e secretários da Presidência do Uruguai. Ele retorna a Montevideu à tarde, segundo a Agência Brasil.
No ano passado, Dilma e Mujica decidiram intensificar as parcerias nas áreas de infraestrutura e tecnologia. A presidente disse que eles pretendem concluir dois trechos da ferrovia que liga os dois países – entre as cidades gaúchas de Cacequi e Santana do Livramento, na fronteira uruguaia.
O Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e também o principal fornecedor do país vizinho. Na visita ao Uruguai, a presidente ressaltou a necessidade de ampliar as trocas comerciais para garantir um crescimento acima das taxas mundiais nos últimos anos. Em 2010, o intercâmbio bilateral ultrapassou US$ 3 bilhões.
No começo deste ano, Mujica visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em tratamento para combater o câncer de laringe, em São Paulo. Lula, Mujica e Dilma têm várias afinidades, como a construção de suas trajetórias políticas na luta contra governos autoritários. Os três foram presos pelas ações contra os governos militares do Brasil e Uruguai.