O ex-juiz do Trabalho Nicolau dos Santos Neto, de 84 anos, foi levado à carceragem da Polícia Federal, na zona oeste de São Paulo, às 21h20 de ontem (25), depois que o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) divulgou a decisão de suspender a prisão domiciliar preventiva do ex-magistrado. Ele responde a vários processos por participar do desvio de mais de R$ 170 milhões na construção do Fórum Trabalhista da capital paulista, na década de 1990.
Com a decisão da Quinta Turma do TRF3, Nicolau terá que cumprir a prisão na cadeia. A detenção é preventiva porque ainda há recursos à condenação em análise. Os integrantes da Quinta Turma acompanharam voto do relator, desembargador federal Luiz Stefanini, que atendeu ao pedido do MPF (Ministério Público Federal).
O réu foi condenado a 26 anos e meio de prisão pelos crimes de peculato, estelionato e corrupção. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região também condenou o ex-juiz a pagar uma multa de R$ 1,2 milhão. Com informações do Terra