A Fadir (Faculdade de Direito e Relações Internacionais) da UFGD assinou convênio com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU) para que em 2015 a Universidade sedie o evento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O convênio só foi possível porque a Fadir realiza algumas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligada aos imigrantes internacionais e aos refugiados.
Entre essas atividades está a especialização em Direitos Humanos e Cidadania, que abriu edital para nova turma recentemente. Existe, ainda, o grupo de pesquisa "Política Migratória Brasileira para Refugiados - o caso do Mato Grosso do Sul", coordenado pelo professor César Augusto Silva junto a alunos do curso de Relações Internacionais.
Este grupo de pesquisa está colaborando com um projeto nacional do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) e do Ministério da Justiça, para mapear as políticas públicas brasileiras voltadas aos migrantes e aos refugiados. Também na Fadir é realizado um projeto de pesquisa e extensão intitulado "Observatório da Fronteira", atualmente liderado pelo professor Marcio Scherman.
O professor Cesar Augusto explica que na região do Conesul de MS há um fluxo migratório relativamente grande dos chamados "fronteiriços", os paraguaios imigrantes econômicos que vivem em Ponta Porã e Dourados. O projeto de pesquisa que ele coordena visa verificar as condições e obstáculos institucionais a esses grupos de migrantes.
Ainda conforme o professor Cesar, Mato Grosso do Sul é uma região de passagem de refugiados, que entram por Corumbá e Ponta Porã, mas solicitam refúgio em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. Isso porque nessas capitais estão as ONGs que os ajudam [entre elas, a Caritas Arquidiocesana da Igreja Católica e o Instituto de Migrações e Direitos Humanos], e porque nesses estados existem Comitês Estaduais dos governos que os auxiliam.
Outras regiões brasileiras em que mais entram solicitantes de refúgio são Amazonas e Acre, que apresentam fronteiras com países que ficam na rota de chegada de imigrantes e refugiados, como o Peru, a Bolívia e a Colômbia.
Segundo Cesar Augusto, as políticas brasileiras para imigrantes são ainda muito fragmentadas e improvisadas. Esse assunto, inclusive, será tema de palestra que o professor da UFGD vai proferir durante o V Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que acontece quinta (11) e sexta-feira (12) na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.