A presidenta Dilma Rousseff anunciou no final da tarde desta quarta-feira (15) que Henrique Eduardo Alves será o novo ministro do Turismo. Em nota divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto noticiou a saída de Vinícius Lages e agradeceu a dedicação e lealdade dele à frente da pasta. De acordo com a nota, a posse de Alves ocorrerá hoje (16), às 15 horas, de Brasília.
A nomeação já tinha sido confirmada pelo vice-presidente Michel Temer na terça-feira (14). Segundo Temer, Vinícius Lages “certamente será aproveitado” em outro cargo no governo. Henrique Eduardo Alves está sem mandato parlamentar nesta legislatura, depois de ter ocupado uma vaga na Câmara dos Deputados por 44 anos.
Ele foi presidente da Câmara até o ano passado, quando deixou de concorrer à reeleição como deputado para tentar o governo do Rio Grande do Norte. Foi derrotado por Robinson Mesquita Faria (PSD), como recorda a Agência Brasil.